
1. Em termos de orientação espacial estas rotas não oferecem grande dificuldade uma vez que estão convenientemente sinalizadas e que quase todo o percurso é pavimentado.
2. Evite andar sozinho se sofre de doenças como a diabetes ou é susceptível a alergias sazonais.
3. Ao longo da ciclovia, evite andar com grupos numerosos pois são convidativos a ruídos excessivos e, por conseguinte, a desordem. Não se esqueça que a Natureza é um local onde ecossistemas se interrelacionam e o único som que interessa ouvir é o dos seus intervenientes.
4. Se um dos elementos do grupo ficar para trás devido ao cansaço, que passe para a frente e seja ele a marcar o ritmo da marcha.
5. Ao atravessar as povoações lembre-se que cada comunidade tem as suas tradições, usos e costumes. Respeite-os: será bem - vindo numa próxima visita!
6. Use calçado e vestuário leve e confortável.
7. Traga sempre consigo uma garrafa de água, sobretudo durante a época estival, evitando a desidratação. Faça também refeições ligeiras ao longo dos percursos.
8. Se se fizer acompanhar do seu animal de estimação, certifique-se que não é provocador de distúrbios para a fauna selvagem (no caso da ciclovia) e para os restantes pedestrianistas. Nunca o abandone!
9. Não faça fogo e previna todas as situações susceptíveis de o provocar como fósforos, beatas etc.
10. Não leve para casa "souvenirs" do local que está a visitar, por isso, não arranque quaisquer plantas: a Natureza é o seu habitat!
11. Nunca deixe lixo espalhado: traga sempre consigo um saco plático onde possa armazenar porque o contentor mais próximo é já a seguir...
12. Ao longo dos percursos visitará algumas estátuas, respeite-as, seguindo as indicações dos painéis juntos, são património cultural.


